Mulheres e Costumes do Brasil

CAPÍTULO V

Um pele-vermelha. Homens de cor: o que são e o que serão.

Acabei de dizer que o índio era extraordinário.

Julga-lo-á o leitor.

Tio Barrigudo, assim chamado por causa do nome de uma árvore(1)Nota do Tradutor que desempenha papel importante na economia doméstica do seu país, é um velho seco e anguloso. Sua pele, encolhida como pergaminho, não conservou a cor moreno-avermelhada particular à sua raça. A tonalidade desapareceu com os anos. Foi substituída pelo tom amarelado, — amarelo sujo — que se nota nos mamelucos e em certas crioulas de origem suspeita.

Os ossos salientes do rosto, o nariz achatado, as pernas longas e magras, os olhos divergentes, não deixam nenhuma dúvida quanto à raça a que pertence.

O que oferece de horrível essa fisionomia é a ausência de pestanas e sobrancelhas. E também o comprimento exagerado das orelhas, cujos lóbulos dilatados apresentam um orifício redondo. E, sobretudo, um lábio dividido em dois, que excede às medidas