Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo III: O rio São Francisco

selvagens do Gabão, na África, do que aos tipos europeus de touros e vacas. Graças à umidade espalhada pela cachoeira, encontram forragem mais suculenta que a habitual. Contudo, quando não são presas na caiçara(27) Nota do Autor sofrem a perseguição das onças e dos vampiros e são, às vezes, envenenadas com uma bonita flor, cor-de-rosa e de aparência inofensiva, conhecida aqui como cebola-brava.(28) Nota do Tradutor Termino a descrição do quadro com as nuvens de água pulverizada e vapor que se levantam do abismo e que são levadas pelo vento e pulverizam tudo com átomos prateados; com as pedras brunidas, aqui singularmente sombrias, ali refletindo o brilho espelhante dos raios solares; e com os alegres bandos de pássaros, os tangarás, a jacintina araruna e os papagaios vermelhos e verdes, cortando o ar e gritando, cuja coloração dominante é leve, quente e neutra.

Minha visita seguinte começou pelo ponto de chegada. Daí seguimos pela margem esquerda abaixo, descendo o escorregadio caminho, pedra por pedra, e aproximando-nos o mais possível do canal.(29) Nota do Autor Aqui o São Francisco, correndo ligeiro e suavemente de noroeste, escapa-se do labirinto de ilhas e ilhotas, paredes de argila, blocos e muralhas de granito que o apertam, e recebe na esquerda um braço menor, separando do principal por uma sucessão de cerros escuros. Os dois, estuantes, correndo por uma inclinação bipartida do leito, arrebentam-se em lençóis diluídos de ondas balouçantes e coroadas de espumas e logo despenham-se na primeira quebrada, que mede cerca de 32 pés de altura. Essa espécie de "salto de cortina", é chamada o Vaivém-de-cima.(30) Nota do Autor As águas são comprimidas no centro do leito por pedras que se elevam de 30 a 50 pés acima delas, e depois impelidas para uma pequena angra de areia muito macia, marginada por paredes vitrificadas, e ali as pequenas ondas enroscam-se, correm e levantam-se de novo, com todos os movimentos de uma maré em miniatura. Perscrutei e procurei sentir a pulsação do fluxo e refluxo, mas não pude achar regularidade na circulação. O lugar é uma tentação para um banho, mas os estrangeiros devem ter em mente que o lugar é traiçoeiro e que o gado, que aí se vai desalterar, tem sido arrastado pelas águas, das quais nem mesmo Júpiter em pessoa poderia salvá-lo.

As águas, investindo, então, contra o molhe esquerdo ou sudeste, são rechaçadas para o sudoeste, numa vasta serpentina de espuma efervescente, e formam, alguns passos abaixo, espetáculo semelhante, chamado pelo nosso guia de Meio vaivém. Aqui rochas isoladas e ilhas, grandes e pequenas, dispostas em extensas linhas, e em torres arredondadas, negras, denteadas e caneladas, e mais selvagens

Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo III: O rio São Francisco - Página 267 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra