a serra de Grão Mogol, Minas Novas, Montes Claros e Formigas, a leste. A oeste os vales dos rios Paracatu, das Éguas, Urucuia, rio Pardo e Carinhanha. Da Bahia, tomaria as vertentes ocidentais da serra das Almas e da Chapada Diamantina e de Pernambuco a parte ocidental do vale ao norte de Carinhanha. Estender-se-ia até a cachoeira de Paulo Afonso e comunicar-se-ia com a costa por uma estrada de ferro ou uma tramway e pela navegação a vapor já agora na parte baixa do rio. E quando a população e a riqueza aumentassem poder-se-ia admitir uma futura subdivisão em um território meridional, com Januária como capital e uma setentrional, sob a chefia de Juazeiro. Cada uma dessas divisões disporia de cerca de 500 milhas do rio, e ambas mais são dignas da categoria de província que as de Alagoas e Sergipe, sem importância e espremidas como anões entre os dois gigantes de Pernambuco e Bahia.
A distância em linha reta entre o Rio de Janeiro e Sabará é de 3º12'39" ou 192 milhas geográficas, e o cálculo para uma linha de estrada de ferro é de 276 milhas. Destas uma parte já está coberta pela E. F. D. Pedro II. Para a navegação a vapor temos 366 milhas pelo rio das Velhas e, pelo rio São Francisco, da foz do rio das Velhas à vila de Boa Vista, 729 milhas perfeitamente livres, salvo num ponto. De Boa Vista ao Porto de Piranhas, o trem de ferro ou tramway correriam 216 milhas e, do Porto de Piranhas à foz do São Francisco, na latitude sul 10º27'4", e longitude (oeste de Greenwich) 36°21'41" são 129 milhas de boa navegação.
Teríamos assim a segmentação de um imenso círculo, cujo arco alcança 1.779 milhas geográficas, ultrapassando a largura média da Rússia. Dessa distância, só 492 seriam percorridas por estrada de ferro, o resto, 1.287, por comunicação aquática, geralmente considerada dez vezes mais barata.
A comunicação pelo vapor não irá criar uma população salvo se atrair colonos. Por outro lado ela irá, como a estrada de ferro, beneficiar a região, reunindo e centralizando as atuais habitações esparsas. Esse caminho de 1.800 milhas, ligando o coração do Brasil com sua cabeça, a metrópole, e colocando suas mais ricas províncias em ligação com o mundo exterior, será a medida mais importante agora tomada. A abertura do rio São Francisco não somente beneficiará diretamente as províncias de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe e, indiretamente, as de Goiás e Mato Grosso, Piauí e Ceará, mas contribuirá grandemente para manter a integridade do império.