PREFÁCIO
O livro do Snr. Saboia Lima — Alberto Torres e sua obra — que hoje se apresenta nessa nova edição, tem, além das virtudes que o enobrecem e o calor da simpatia que o envolve, o mérito de haver sido o primeiro trabalho de tomo que se propôs, numa clara exposição a divulgar o pensamento do mestre.
A inteligência das ideias e a lucidez do julgamento são as qualidades orgânicas desse estudo, em que o autor, ainda nos albores da sua mocidade, mas já tocado de um senso austero de compreensão, examina a obra do pensador patrício, ferindo-lhe o alcance político e pressentindo-lhe a destinação gloriosa.
Era uma voz moça que vinha, na incerteza das coisas presentes, como que trazendo um acento do futuro. Era o representante de uma geração que despertava aos ensinamentos de um predestinado — solitário entre os contemporâneos — pela singularidade da sua grandeza.
Quem, como o Snr. Saboia Lima, gozou do convívio pessoal do mestre, bem pode ter a medida daquele espírito, a que um conjunto de dons preclaros deveria aumentar a força de isolamento, em face da vulgaridade do seu tempo.
No contato constante do mestre, sob a fascinação direta do seu gênio, generosamente solicitado pelos pensamentos