Diário de uma viagem ao Brasil e de uma estada nesse país durante parte dos anos de 1821, 1822 e 1823

sido também pagas com essas notas, e nenhuma delas foi honrada, o mal se generalizou ainda mais, não somente entre os comerciantes nativos, mas ainda os estrangeiros. Foi de pouco proveito o fato do príncipe reconhecer as dívidas(36).Nota do Autor O tesouro ficou tão pobre que ele foi obrigado a adiar ou modificar o aumento dos pagamentos militares prometido na partida do rei, circunstância que provocou muita inquietação em várias províncias. Os fundos para manutenção de diversos ramos da indústria e várias obras de utilidade pública desapareceram com esse grande e repentino sangradouro. Assim, muita coisa começada com a chegada da Corte e que se esperava que fosse de grande benefício para o país, cessou. Colônias, que haviam sido convidadas a instalar-se com as promessas mais liberais, pereceram por falta de apoio necessário no início de seu desenvolvimento. Não é de admirar-se que tenha havido distúrbios em vários setores após a partida do rei, mas que não tenham sido de natureza mais feroz e fatal.

O príncipe que continuava à frente do governo era merecidamente popular entre os brasileiros. Seu primeiro cuidado foi examinar e corrigir as causas das queixas, especialmente as que derivavam das prisões arbitrárias e dos métodos vexatórios de cobranças das taxas. Os pesados direitos sobre o sal transportado para o interior foram reduzidos. Foi feita alguma cousa para melhorar as condições dos quartéis, dos hospitais e das escolas. Permitiu-se a importação de livros sem pagamento de direitos e tudo o que poderia ser feito naquelas circunstâncias foi feito pelo príncipe para vantagem do povo e para preservar ou promover a tranquilidade pública.

Mas a questão da independência do Brasil começava então a ser publicamente agitada e desta derivavam várias outras. Deveria ele permanecer parte da monarquia portuguesa, com jurisdição separada e suprema, civil e criminal, debaixo do governo do príncipe; ou deveria voltar à situação abjeta em que estivera desde a descoberta, sujeito a todas as dilações vexatórias devidas aos