Diário de uma viagem ao Brasil e de uma estada nesse país durante parte dos anos de 1821, 1822 e 1823

APÊNDICE I

(da autora)

Das inclusas tábuas de importação e exportação da Província do Maranhão de 1812 a 1821 transparece a importância da incorporação dessa província ao Império do Brasil. Juntaram-se algumas outras tábuas, que poderão servir para dar uma ideia mais clara do estado do país. O total dos direitos de importação de escravos pagos pelo Maranhão ao Tesouro do Rio de Janeiro durante estes dez anos foi de 30:239$000rs.

Nada falta para a prosperidade dessa bela Província, senão um governo forte e uma regular administração da justiça. Sem estas duas coisas, será inútil esperar, quer prosperidade, quer tranquilidade. A população está-se multiplicando depressa demais para ser dirigida pela antiga administração ronceira; e o intercâmbio com o resto do mundo ensinou-lhe a querer algo melhor.

Ainda que haja veios de metal no Maranhão, nunca foram verificados, mas algumas explorações de salitre foram instaladas. Há águas minerais e medicinais em alguns distritos, mas creio que não foram analisadas. Em resumo, até agora não se deu alguma atenção senão às madeiras, ao cultivo do café, algodão e açúcar, em que o Maranhão é extremamente rico.