APÊNDICE II
Acerca de um exemplar desta obra que pertencera à própria Maria Graham escreveu OLIVEIRA LIMA o artigo que se segue, e que transcrevemos da Revista do Instituto Arqueológico e Geográfico Pernambucano (Vol. XII, 1906, p. 306)(*)Nota do Tradutor
Mrs. GRAHAM E A CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR
Há de certo um deus para os bibliômanos. Nem vejo porque deixaria de existir, havendo-o para os borrachos, que são personagens mais ruidosos, mas menos interessantes. A esse deus, devo o ter adquirido recentemente um livro único: o exemplar, que pertenceu à autora, da Viagem ao Brasil de Mrs. Graham.
Esta senhora, que mais tarde desposou um artista célebre e se tornou Lady Callcott, foi casada em primeiras núpcias com um oficial da marinha de guerra inglesa, comandante da fragata "Doris", estacionada por alguns anos na costa do Atlântico e depois na do Pacífico do nosso continente. Mrs. Graham acompanhou o capitão na sua residência sul-americana até ele falecer no Chile em 1822. Voltou então à Inglaterra, mas para logo regressar por algum tempo ao Brasil, em 1824, ao convite do imperador Dom Pedro I, que, tendo-a conhecido em 1821, lhe quis confiar a guarda e educação da princesa Dona Maria da Glória, posteriormente rainha Dona Maria II de Portugal.
Ao embarcar em obediência ao apelo imperial, Mrs. Graham trouxe consigo um exemplar entremeado de páginas em branco da sua obra sobre o Brasil (a qual teve por complemento outra sobre o Chile) que acabava de ser