associação de criadores que comprovou, pelo seu poder e grandeza, a importância da criação animal. (4)Nota do Autor
D. Anna Pimentel, esposa e procuradora de Martim Affonso de Souza, providenciou, em 1534, para que se introduzisse gado bovino na capitania daquele donatário. Thomé de Souza introduziu muito gado na Bahia. Usou mesmo, especialmente para tal serviço, duma caravela, a "Galga", que ia buscá-lo na ilha de São Vicente.
É provável que muitos donatários tivessem tido idêntica iniciativa. Na capitania de São Vicente, a sua criação se desenvolvia lentamente, e, muitos anos mais tarde, o padre Nobrega recomendava parcimônia em seu consumo, para que pudesse tomar maior incremento.
Foi a zona do açúcar, porém, que deu origem á primeira fase da grande criação de gado. Os antigos cronistas, Gandavo, Gabriel Soares, Fernão Cardim, Frei Salvador, e outros, são acordes em constatar a atenção que ia despertando a criação no centro-nordeste brasileiro. É que a indústria do açúcar era importante consumidora de gado. Os trapiches e engenhos, movidos por bois, faziam grande desgaste; as carretas para lenha e para o açúcar exigiam número considerável de cabeças, em porção, talvez, igual ao da escravatura ocupada. (5)Nota do Autor