Assimilação e populações marginais no Brasil; estudo sociológico dos imigrantes germânicos e seus descendentes

"Da história do nosso país de origem", com 15 trechos e poesias: versando oito sobre a história antiga e medieval, cinco sobre a história moderna, uma poesia sobre a batalha da Champagne e o hino nacional alemão.

Outro livro de leitura, editada pela mesma casa,(260) Nota do Autor contém 66 poesias, lições históricas, geográficas e morais. Trechos sobre o descobrimento do Brasil, o sertão, o Rio Amazonas. O estado de Santa Catarina e poesias como a Canção dos teuto-brasileiros e uma tradução de Gonçalves Dias, alternam-se com histórias sobre Carlos Magno e Lutero, descrições de batalhas das guerras entre a Prússia e França, histórias sobre o general Bluecher e o príncipe Bismarck, biografias de imperadores alemães, descrições da vida dos antigos germanos e poesias de Goethe.

Em um livro de canções, editado também pela casa Rotermund,(261) Nota do Autor deparamos com uma tradução alemã do Hino Nacional brasileiro, com a música de Francisco Manoel da Silva. O texto é organizado assim:

(Parte em alemão)

"Oh! Pátria amada

Idolatrada

Salve, Salve!"

Assimilação e populações marginais no Brasil; estudo sociológico dos imigrantes germânicos e seus descendentes - Página 321 - Thumb Visualização
Formato
Texto