PREFÁCIO
Este livro é uma simples coletânea de cartas de Ruy Barbosa aos primos Albino José Barbosa de Oliveira e Antônio d'Araujo Ferreira Jacobina. Juntaram-se, também, algumas cartas de seu pai, João Barbosa, de grande interesse para o estudo de sua formação. Visa somente contribuir com documentos, que nos parecem úteis, para o estudo da figura de Ruy.
A nossa literatura não é rica no gênero epistolar. São raras entre nós as obras nos moldes das "Memoirs" e as "Life anel Letters" tão pesadas quanto úteis dos homens públicos ingleses. Dir-se-ia termos horror a guardar papéis velhos. São raros os homens que deixaram um arquivo apreciável. Depois falta-nos o amor ao trabalho de pesquisa; de tal sorte uma publicação nesse gênero a não ser de vulto muito alto, está destinada certamente a não ter bom êxito de livraria, salvo se contiver outro interesse além da simples documentação. Correspondência de figuras de nossa história, publicada sem comentários, não conhecemos nenhuma.
No caso de Ruy Barbosa, essa publicação tem importância primacial. Sem o conhecimento íntimo do seu caráter e de sua sensibilidade não se poderá compreender