As relações entre a Áustria e o Brasil; 1815-1889

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO - XI

PREFÁCIO - XIII

I - INTRODUÇÃO - 1

O Brasil como colônia; a Áustria como império. Relações iniciadas por um casamento. Seguir os traços dessas relações é o objetivo deste estudo.

II - RELAÇÕES ANTERIORES À DECLARAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA - 4

Posição do Brasil no conceito de Metternich. O casamento brasileiro em Viena. O cortejo matrimonial. O problema da escravidão. O problema da volta de D. João VI a Portugal. D. Pedro, Príncipe Regente. Independência ou Morte!

III - REINADO DE D. PEDRO I - 30

A Constituição. Conselhos de Metternich à nova monarquia. O reconhecimento do Brasil pelas potências europeias. Dificuldades domésticas entre D. Pedro e D. Leopoldina. Falecimento de D. Leopoldina. Dificuldades de D. Pedro na obtenção da segunda mulher. Abdicação de D. Pedro I.

IV - MOCIDADE, COROAÇÃO E CASAMENTO DE D. PEDRO II - 66

Regência durante a menoridade. Declaração da maioridade. Coroação de D. Pedro II. As tratativas de casamento. Casamento dos príncipes.

V - O GOVERNO DE D. PEDRO II E A QUEDA DA MONARQUIA - 93

A educação de D. Pedro. A convocação de Lisboa. A doença de Daiser e a nomeação de Rechberg. Intrigas da camarilha. Partida de D. Januária e do conde d'Áquila para a França. Estabelecimento das precedências diplomáticas. Paralelo entre D. Pedro II e Francisco José. Visita do arquiduque Maximiliano ao Brasil. O problema do casamento das jovens princesas brasileiras. Viagens de D. Pedro II à Europa. Deposição da dinastia de Bragança.

As relações entre a Áustria e o Brasil; 1815-1889 - Página 7 - Thumb Visualização
Formato
Texto