A instrução e o Império - 1º vol.

uma reforma para a distribuição das matérias, que a prática tiver mostrado mais vantajosa.

As matérias do curso farmacêutico serão distribuídas em três anos da maneira seguinte: 1º ano - duas cadeiras: física médica, botânica médica e princípios elementares de zoologia; 2º ano - duas cadeiras: botânica médica e princípios elementares de mineralogia; 3º ano - duas cadeiras: química médica e princípios elementares de mineralogia e matéria médica, especialmente brasileira, farmácia e arte de formular. Durante os mesmos ou outros três anos, deverão os que seguirem este curso praticar na botica de um boticário, só depois desta partida, e do curso, obterão o título competente.

Haverá um curso particular para as parteiras feito pelo professor de partos.

O ano letivo começa no primeiro dia útil de março e acaba no último de outubro. Os exames anuais devem ter lugar depois desta época até 20 de dezembro. Não haverá feriado senão nos dias santos e nos dias de festas nacionais; excetuam-se desta disposição as clínicas, nas quais não haverá feriados.

Os estudantes se matricularão antes do princípio de cada ano letivo. A taxa da matrícula será em cada um deles de 20$000; os quais, assim como as somas que pagarem os médicos, cirurgiões e botânicos pela verificação dos títulos obtidos em Escolas estrangeiras, servirão para comprar livros para a biblioteca da Escola. O estudante que se matricular para obter o título de doutor em medicina deve: 1º - ter pelo menos 16 anos completos; 2º - saber latim, qualquer das duas línguas, francesa ou inglesa, filosofia racional e moral, aritmética e geometria. O que se matricular para obter o título de farmacêutico, deve: 1º - ter a mesma idade; 2º - saber qualquer das duas línguas,