MIGUELISTAS. Partido político de D. Miguel de Bragança. Em 1848, membro do Partido Conservador contrário aos liberais. Durante a revolta da Praieira eram chamados miguelistas os portugueses adeptos dos conservadores, na luta contra os liberais.
MILÍCIA. Vem do latim militia. Não há uma grande precisão na definição de milícia, que pode ser arte e exercício da guerra, corpo de tropas do Exército, leva temporária de homens feita em circunstâncias extraordinárias, corpo de cidadãos armados que não fazem parte das tropas ordinárias e que se destinam a serviço particular, ordem militar e religiosa para a defesa da fé, fundada em 1209 por S. Domingos até chegarmos na milícia celeste. Dizia-se (por contraposição aos regimentos de linha) de uns corpos de tropas de segunda linha auxiliares de primeira nos casos de guerra e também da Guarda Nacional (Morais, VI, 796-797).
MORGADO. Origem latina: maioricatu. Derivado do maior, do mais velho. Conjunto de bens vinculados que não se podiam dividir, nem alienar e por morte do possuidor passavam ao filho primogênito. Filho primogênito de família em que havia bens vinculados.
MORGADIA. V. Morgadio.
MORGADIO. Qualidade de morgado; bens, direitos, rendimentos de morgado. Os bens que constituíam um morgado.
MUXARABE. V. Muxarabié.
MUXARABI. V. Muxarabié.
MUXARABIÉ. Balcão mourisco protegido em toda a altura da janela por grade de madeira de onde se pode ver sem ser visto. Adotado por vários estilos arquitetônicos e muito utilizado até o século XVIII no Brasil, quando foi proibido por Lei.
PAPELETAS. Nome dado aos portugueses, que deveriam trazer sempre com eles o atestado de nacionalidade, passado pelos respectivos cônsules.
PARAMILITAR. Para - proximidade, semelhança. Grupos armados e exercitados que não fazem parte das forças militares.
PASSAMANEIRO. V. Seringueiro.
PATRONA. Pequena mala usada pelos soldados da infantaria para conduzir os cartuchos, cartucheira.
PEDESTRES. Origem latina: pedester. Para Cunha Mattos eram soldados ligeiros, irregulares, que foram criados para a defesa do Brasil Colônia. Para Morais tal designação era indicativa do praça polícia do Rio de Janeiro.
PRÉ - V. Pret.
PRESSIGANGA. Origem inglesa: pressgang. Navio que serve de prisão ou que recolhe os prisioneiros.
PRET. Termo militar. Vencimento diário em dinheiro, pago às praças de uma tropa, ao fim de um determinado período de tempo. Praça de pré é o militar sem graduação. Para Cunha Mattos, era o pagamento do soldo dos oficiais inferiores e soldados, que se fazia de 5 em 5 dias.