não logrou todo sucesso esperado devido ainda aviação francesa. As esquadrilhas puderam contornar e dominar a aviação local inimiga. Entrementes, grandes massas aéreas francesas são lançadas em defesa dos seus aviões locais então impotentes e depois de duros e encarniçados combates alcançam os franceses o domínio dos ares. Obtido esse domínio, os aviões de caça e bombardeio lançam sobre as tropas alemães uma avalanche de projéteis e bombas, causando-lhes assim grandes danos.
7º. A última grande ofensiva alemã (julho de 1918) foi dia a dia prejudicada intensamente por massas da aviação francesa as quais conseguiram sobrepujar a aviação inimiga, dominando-a inteiramente.
8º. A contra ofensiva dos aliados iniciada ainda em julho de 1918 pelo General Mangin e proseguida em toda a frente ocidental e que só terminou com o pedido de armistício, pelos alemães, teve a ajudá-la superiormente a aviação francesa, senhora dos ares, cujo domínio fora adquirido não só pela excelência da sua organização como pelo preparo técnico dos seus aviadores decididos à vitória que em boa parte lhes pertence.
Além desses podemos enumerar outros episódios da Grande Guerra, os quais provam o valor incontestável da aeronáutica e a eficiência que lhe está reservada nas guerras futuras. Os progressos realizados na aviação durante a formidável luta, muito maiores do que os alcançados em todos os outros elementos de combate, já demonstraram que a quinta arma teria um dia preponderância notável sobre as outras, preponderância presentida desde o início das operações, as quais foram confirmando dia a dia essa proeminência.
Em 1915, já iniciada a organização da aviação de bombardeio, este é levado sobre várias gares e fábricas alemães com êxito crescente, medida que progredia e melhorava essa organização. Entre outros