O certo é que ele precisa ganhar a vida de modo estável. É quando em certa localidade de Pernambuco se propõe erguer os muros e construir o cemitério.
Principia agora a segunda fase após aquele doloroso transe. Igual atividade desempenha em outros povoados. Comprovada a sua competência, passa a construir cemitérios, capelas e igrejas, com grande êxito. Euclides diz que suas igrejas são "sempre elegantes". É o adjetivo elogioso que emprega mais de uma vez.(12) Nota do Autor Com relação à do Bom Jesus, diz "belíssima igreja que lá está".(13) Nota do Autor
Euclides acrescenta que ele também construía açudes.(14) Nota do Autor
Mister assim contínuo e em contato com o povo religioso, a pouco e pouco vai influindo em seu ânimo, até fazê-lo voltar à fé primitiva, a de sua formação espiritual.
Ao reabraçar o cristianismo, é exigência o perdão aos que lhe haviam feito tanto mal. Perdoa-os e esquece para sempre o passado.
Lentamente se vai engrossando o número dos que o auxiliam na construção de cemitérios e igrejas. Acompanham-no de arraial a arraial e de povoação a povoação.
Imbui-se de tal forma da nova concepção de vida, que executa aquela engenharia com alto espírito religioso. Sua aparência exemplar é de penitente, notada por todos que o têm na maior consideração. Não alimenta afeições humanas incompatíveis com a sua vida de peregrino, mas é estimado por quantos leem a sinceridade em todos os seus atos.
Por tal forma a sua personalidade desperta a atenção geral que, confiantes, muitas pessoas lhe fazem confidências. Dele se aproximam para pedir-lhe conselho e as suas palavras lhes servem de lenitivo.
Passa a sofrer a desgraça alheia. Aos que guardam o ódio e a sede de vingança em seus corações, Antônio Maciel, que tudo perdoara e tudo esquecera, com a maior sinceridade lhes desperta o espírito cristão e junto com o desgraçado recita as orações populares do Pai nosso e Ave Maria.
Acolhe com carinho principalmente as vítimas da politicagem infrene, do fisco voraz e das arbitrariedades policiais. Quantos, para tranquilidade de espírito, enxergando as virtudes daquele homem, lhe pedem para ficar em sua companhia, trabalhando