se reuniram e decidiram apresentar candidato à Presidente da República o Dr. Prudente de Moraes e a Vice-Presidente o Marechal Floriano Peixoto, empenhando-se todos em empregarem incessantes esforços para fazer triunfar estas duas candidaturas. Já na sessão do Club Militar de 15 ou 20 de Agosto de 1890, — alguns dias, apenas, após nossa chegada à capital federal, de volta da viagem de circunavegação —, nos havíamos manifestado com firmeza em prol da candidatura à vice-presidência, do Marechal Floriano Peixoto, e ao ser posteriormente este eleito para este cargo, tornamos pública e notória nossa franca adesão a esse ato com a visita de felicitação, em nosso nome e no do Club, feita ao mesmo general, do que tudo deram notícia os jornais da capital da República.
Desenvolvida a cabala a ganhar diariamente terreno, o governo começou a tomar providências no sentido de realizar sua ameaça, ao mesmo tempo que seus amigos trabalhavam com insistência no inglório fim de divulgá-la.
Entre os oposicionistas, o Marechal Floriano assegurava a estes e a quem quisesse ouvir, que a ameaça de dissolução era real, e ela se daria, verificada a hipótese figurada, pois nos quartéis tudo se dispunha para esse fim.
Por informações fidedignas, inclusive as transmitidas pelo Marechal Floriano, eram sabidos os passos e planos do governo para realizar seu temerário intento. Assim, eram conhecidas suas conferências e entrevistas com os comandantes dos diferentes corpos da guarnição da Capital Federal; sabia-se que, salvante uma pequena parte, toda essa guarnição se havia comprometido a executar pelas armas o plano da dissolução, motivo pelo qual ficaria desde a véspera da eleição presidencial, de prontidão nos quartéis; sabia-se mais que, logo pela manhã do dia da eleição, seria o Congresso invadido por grande número de soldados à paisana e secretas da polícia, todos armados e municiados, com o fito sinistro de atacar os congressistas da oposição, assaltar a Mesa do Congresso, destruir urnas e papéis, logo que, ao correr da apuração, vissem perdida a eleição do Marechal Deodoro da Fonseca.