algodão colhido numa região cuja temperatura é tão diferente da que melhor convém a esse produto, é de inferior qualidade.
O feijão é plantado em outubro e colhido em janeiro, dando cerca de 150 por 1. Quando o semeiam juntamente com o milho, nada produz.
Cultivam o trigo nos campos e em terrenos que antes haviam sido de mata virgem. Não o plantam, semeiam-no. E a produção será mínima se o semeiam imediatamente depois do desmatamento do local; por isso, tem-se o cuidado de cultivá-lo nas capoeiras e nos campos. Quando querem cultivar uma parte do campo, começam por soltar ali o gado, e depois lavram a terra, semeiam à mão e cobrem as sementes fazendo passar por cima, à maneira de grade, um ramo de árvore puxado por bois. Semeiam o trigo candial dois ou três anos consecutivos no mesmo terreno, sem que, durante esse tempo, os animais ali entrem. Decorridos dois ou três anos, tornam a soltar o gado no terreno, desde dezembro, época da colheita, até o tempo da semeadura, que se faz em junho; o campo conserva-se adubado pelo período de dois ou três anos, e, desse modo, podem os lavradores semear permanentemente no mesmo local. Na extremidade meridional dos Campos Gerais semeiam em junho e segam em dezembro; no lado oposto, procedem à semeadura em março e à colheita em setembro ou outubro. Segundo observaram os agricultores, parece que quanto mais intensa é a geada, tanto maior é a colheita. O trigo cultivado nessa região é barbudo e produz grãos muito pequenos; não me recordo, aliás, de que até então houvesse visto outra espécie de trigo nas diversas partes do Brasil por mim percorridas. Quer nos campos, quer nos terrenos que antes haviam sido cobertos pela mata virgem, esse trigo dá