Consulte a listagem de obras disponíveis em formato digital da Coleção Brasiliana, classificadas de acordo com a sua numeração original.
História da formação da sociedade brasileira. D. João VI e o início da classe dirigente do Brasil; depoimento de um pintor austríaco no Rio de Janeiro
Trata-se de reedição, com ligeiras modificações e sem as ilustrações, da obra Tomás Ender, pintor austríaco na corte de D. João VI no Rio de Janeiro; um episódio da formação da classe dirigente brasileira, publicada nesta coleção (v. GF 7). O autor se baseia na autobiografia do artista austríaco (1793-1875), que veio ao Brasil na comitiva de D. Leopoldina, para apresentar um quadro da sociedade brasileira no início do século 19, incluindo a cidade de São Paulo, pouco visitada na época. A obra de Ender é considerada complementar da de Debret e ilustra os atlas de Pohl e de Spix e Martius, grandes naturalistas que visitaram o país na ocasião. João Fernando de Almeida Prado é autor de outras obras na Coleção Brasiliana.