O Brasil e os brasileiros: esboço histórico e descritivo v.1

devendo "figurar sempre como pioneiros do Protestantismo no Brasil no século XIX ".

O BRASIL E OS BRASILEIROS — Segundo Alfredo de Carvalho (em sua obra Escritores Exóticos no Brasil), Brazil and the Brazilians é, "ainda hoje, nos Estados Unidos, senão o livro clássico, o mais vulgarizado sobre o nosso país". Também Alexander Marchant (em Handbook of Latin American Studies, 1938) escreve que a obra de Kidder e Fletcher "é, em sua época, certamente, a mais importante obra americana sobre o Brasil".

Edições: — 1ª, 1857, Childs & Peterson, Filadélfia.

2ª, 3ª, 4ª e 5ª — 1858 a 1866, Childs & Peterson, Filadélfia, e Little, Brown, Boston, acresc. de um mapa do Brasil e outro da Baía do Rio de Janeiro por C. B. Colton.

6ª — 1866 — Childs & Peterson, Filadélfia.

7ª — 1867 — Childs & Peterson, Filadélfia.

8ª — 1868 — Childs & Peterson, Filadélfia.

(José Carlos Rodrigues, em Religiões Acatólicas no Brasil, refere-se a nove edições, e Alfredo de Carvalho, em Escritores Exóticos no Brasil, fala de 12 edições, não especificando datas).

E. S. M.

De Daniel P. Kidder, possui o Rev. H. C. Tucker um exemplar da obra.

De James C. Fletcher, cita Alfredo de Carvalho: International relations with Brazil (Proceedings on the reception of H. E. Senhor d'Azambuja, Envoy Extraordinary and Minister Plenipotenciary from Brazil, New York, John Ammermann; 1865.

Em "Revista do Instituto Arqueológico e Geográfico Pernambucano", nºs. 75 e 89 Alfredo de Carvalho publicou uma tradução dos Sketches de Kidder sob o título Impressões do um Missionario Metodista em Pernambuco.

As notas do tradutor vão no final de cada capítulo.

O Brasil e os brasileiros: esboço histórico e descritivo v.1 - Página 13 - Thumb Visualização
Formato
Texto