O Brasil e os brasileiros: esboço histórico e descritivo v.1

perfeitos até agora publicados sobre um Império de que nunca foi feito um levantamento geográfico. Em 1855, o segundo autor deste livro percorreu mais de três mil milhas do território brasileiro, fazendo correções naquele mapa durante o percurso; apresenta aqui seus sinceros agradecimentos ao Sr. João Lisboa, da Bahia, que se devotou inteiramente à geografia de sua terra natal.

Em 1866, J. H. Colton & Cia. publicaram um gigantesco mapa do Brasil, obra de vários anos devida ao Sr. Rensberg, um dos principais litógrafos do Rio de Janeiro. Os Srs. Fleiuss, Irmãos, editores da Semana Ilustrada, têm publicado vários mapas importantes no seu estabelecimento, o "Instituto Artístico Imperial" do Rio de Janeiro.

NOTA:

(*) Sobre a presente obra, pudemos colher as seguintes referências, que contêm também alusões à estada de seus autores no Brasil e fatos antecedentes :

"O primeiro missionado que veio ao Rio (da parte dos Metodistas) foi o Rev. F. E. Pitts, que também visitou Buenos Aires. De volta recomendou ambas as cidades para sede de missões. A Igreja Metodista fez, assim, a primeira tentativa no Rio em 1836, quando nos enviou dois de seus missionados, os Revs. R. J. Spaulding e D. P. Kidder, que aqui estiveram alguns anos, desenvolvendo grande atividade. O segundo desses ministros, de volta aos Estados Unidos, publicou uma obra interessante sobre o nosso país, de que depois, aumentada pelo seu colega o Rev. James C. Fletcher, se tiraram nove edições.

"Aproveitaram-se da liberdade relativa de cultos em nosso país, garantida por D. João VI pelo Tratado de Comércio com a Inglaterra, em 1810...

"Parece que a propaganda dos Srs. Spaulding e Kidder foi bastante enérgica, não só pela pregação verbal como pelo derramamento de Bíblias, Testamentos e tratados ou opúsculos religiosos, mostrando o que para eles eram erros da Igreja Católica. Também

O Brasil e os brasileiros: esboço histórico e descritivo v.1 - Página 17 - Thumb Visualização
Formato
Texto