Pelos sertões do Brasil

O 1º ponto é assinalado por urros, e por isso se denomina — tioleti; o 2º, por assobio e diz-se — miúati; o 3º é chamado — zaiocoti — a morte, que dá lugar a alarido de vitória dos triunfadores.

Uma partida deste jogo realiza-se sempre mediante aposta, na qual os índios empenham os seus mais preciosos haveres — arcos, flechas, machado, rede, adornos, etc.

A arena, na qual se fere a disputa, é um retângulo de área suficientemente ampla para conter as equipes.

O ponto de partida da bola é uma linha mediana tirada no sentido da largura do retângulo, linha que divide também o campo dos dois partidos.

A bola que se projeta fora dos dois limites laterais da arena é morta ou nula; o jogo, entretanto, pode desenvolver-se ao longo do retângulo.

O jogador rebate a bola em dois momentos diferentes; ou aparando-a diretamente com a cabeça ou deixando que ela incida no solo, para golpeá-la no seu ricochete.

Esta maneira de atacar a bola, porém, é um recurso de que se socorre somente quando ela se projeta verticalmente. Os jogadores exímios, aliás, mesmo neste caso, não se furtam a rebatê-la diretamente, golpeando-a já ao rés do chão.

Quando as equipes são homogêneas, entre elas estabelecem-se acaloradas refregas de 30, 40 e 50 minutos, durante os quais a bola voa de cabeça em cabeça, incessantemente, sem tocar no solo.

O grande Roosevelt batizou este "sport" com o nome — head ball; seu nome indígena, porém, na tribo dos Parecis, seus mais ardorosos cultores é zicunati".

NOTA 104 — É fato bem verificado que a onça às vezes carrega assim a sua presa geralmente depois de a ter sangrado. Houve casos mesmo no sertão, de ter a onça penetrado alta noite em currais cercados, onde o gado não estava defendido pelo touro e apenas era composto de novilhos e bezerros, e arrastado a sua vítima por cima da cerca, deixando após si os sinais característicos de ter sido a presa, apenas em parte, levada de rasto.

Pelos sertões do Brasil - Página 551 - Thumb Visualização
Formato
Texto