Pelo Brasil Central

do Instituto Rondon — o grêmio mato-grossense — tendo por objetivo "promover o estudo de assuntos geográficos de Mato Grosso, a difusão de informações e a defesa dos interesses econômicos do Estado, assim como a assistência às tribos indígenas do Brasil Central".

30 janeiro 1936 — É aprovado o regulamento da Inspetoria Especial de Fronteiras (Decreto nº 613), cujo anteprojeto foi moldado nas linhas mestras do Instituto Rondon.

Portanto, ao dar novamente à publicidade Pelo Brasil Central, não vejo motivo para arrefecer meu entusiasmo e minhas convicções sertanistas, os quais aqui reafirmo com a segurança de meu sincero empenho em transformar em realidade aquele sonho da grandeza futura do Brasil.

Afigura-se-me difícil, sem alongar demasiadamente este simples prefácio ou cometer injustas preterições, quer pela omissão, quer pela preferência, enumerar todas as manifestações de solidariedade brasileira, que recebi nesses três anos de luta pelos ideais sertanistas, especialmente, da imprensa, das classes armadas e do mundo científico.

Limito-me, portanto, a deixar aqui a todos meus comovidos agradecimentos pelas referências pessoais que se dignaram, gentilmente, intercalar nos conceitos emitidos, renovando mais uma vez minha fé na grandiosidade futura da pátria Brasileira, resultante da integração real e definitiva dos sertões — da terra e do homem — no organismo nacional.

Pelo Brasil Central - Página 53 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra