Estudos Piauienses

"são muito sensíveis ao frio". Diz mais que "na Europa Laulanié atribui a temperatura de 16 graus à sensação temperado, na escala de Vincent, enquanto que entre nós aquela notação pertence às temperaturas que oscilam de 22 a 30 graus. A temperatura citada por Laulanié certamente corresponde aqui à notação fresco, ou talvez menos, de forma que podemos dizer que para o europeu das médias latitudes, todos os números da nossa escala de sensação deveriam subir um grau, pelo menos; mas nossos valores correspondem com os notados no Congo, pelo Padre Molitor, onde as 62 observações registradas com a nota de tépido caem entre 25 e 30 graus; enquanto que as nossas, muito mais numerosas, se distribuem, apenas com uma única exceção, entre 24,2º e 29°.

As conclusões do nosso eminente diretor de meteorologia e astronomia são as seguintes, cujo conhecimento bem nos interessa.

Ei-las:

I — A umidade atmosférica contribui fortemente para aumentar a sensação de calor, a começar da sensação temperada da escala de Vincent.

II — O vento diminui essa sensação, mas não proporcionalmente à sua velocidade.

III — A sensação fresco é independente da proporção de umidade".

Estudos Piauienses - Página 32 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra