público nossas observações, por menores que sejam, e destituídas de interesse possam parecer, teremos realizado, em pouco tempo, quase sem sentir, a monumental tarefa, que é o conhecimento da nossa geografia, sob todos seus aspectos.
O que nós poderemos chamar a parte norte do estado do Piauí, cujo clima é quente, seco e debilitante a canícula na época do verão, embora as noites sejam refrescadas pelos ventos oceânicos, que pouco sobem além de Teresina, é limitada entre o Parnaíba e o Poti; a do sudeste, em que predomina o clima da região do São Francisco, quente, de noites frescas apenas de maio a agosto, é limitada pelo Poti e o divisor das águas dos rios Piauí e Gurgueia; e finalmente, a do sudeste, compreendendo o resto do estado, é a em que o clima é mais ameno, com o aparecimento de invernos regulares e, provocada pela altitude, já se experimenta, à noite, no verão, a sensação de frio.
As observações climatéricas que se referem ao norte cifram-se, ao que sabemos, às cidades de Parnaíba e Teresina, aquela com a temperatura média anual de 26,8º e esta com a de 28°. O calor, em Teresina é mais acentuado, embora aí se assinale mais altura da coluna pluviométrica que em Parnaíba. As médias até agora registradas, são para Teresina 1213m/m e para Parnaíba 1140m/m. São dados oficiais, colhidos na meteorologia