vida de sacrifícios, tê-lo acompanhado no seu doloroso e audaz apostolado; mas não creio que as vibrações de sua palavra tivessem mais energia e mais prestígio do que os jatos de luz que ele projetou sobre a imprensa, onde foi invencível pela impavidez do seu caráter, e onde ninguém o excedeu no amor e nas aspirações pelo bem e pela liberdade (Apoiados).
Para nós, este nome ilustre será de hora em diante a personificação gloriosa e imortal das ideias sobre que assenta o novo edíficio político da nossa pátria e nas suas ameias flutuará eternamente, como disse o nobre deputado, o sr. dr. Sampaio Ferraz, o lábaro da democracia americana, de que ele foi ardente apóstolo (Apoiados).
Ele está morto, senhores, mas seu vulto há de ficar na história com a grandeza épica do nome de Plínio, o perscrutador malogrado dos segredos e dos abismos da natureza (Apoiados).
Cada vez que o monstro de fogo espalhar o seu clarão imenso e sinistro por aquele céu azul, tão decantado pelas musas saudosas dos bardos italianos, a humanidade terá que agradecer a memória de Silva Jardim os novos domínios abertos à liberdade pela sua grande alma... (Muitos apoiados, muito bem. O orador é felicitado por muitos srs. deputados presentes).
No Senado, foi a voz sobre todas insuspeita de Quintino Bocayuva, seu adversário dos últimos tempos, que reclamou para Silva Jardim a veneração consternada da Pátria agradecida: