É esta convicção que lhe fortalece a crença na capacidade do nosso homem e da nossa raça e nas possibilidades futuras do nosso povo.
VIII
São estas, em síntese, as ideias fundamentais de Alberto Torres. Nobres, altas, poderosas ideias. Das páginas dos seus grandes livros, em que elas se condensam, tão profundamente impregnados das virtudes singelas da nossa raça e das fragrâncias do nosso solo, ressuma uma consoladora confiança em nós mesmos, nos nossos destinos, na nossa reabilitação, na melhoria e triunfo final do nosso povo.
Nestas ideias e nestas páginas, deve embeber-se a nossa geração atual —, cética, frívola, incrédula, despreocupada, leviana. Na sua eloquência, na sua serenidade, na sua tranquila beleza, o que elas dizem, como sendo a expressão do nosso dever para com o futuro, — a nós, os de agora, — é que, na interpretação que buscarmos às nossas instituições, na solução que procurarmos aos nossos problemas, o que é principal, o que é imprescindível, o que é necessário fazer, antes de tudo, é — não esquecer o Brasil.