E as reformas continuam no esforço contínuo, de gravitação para a democracia.
Gladstone, secundando Disraeli que garantira o voto aos operários urbanos, o amplia em 1884 aos trabalhadores agrícolas. Em 1911, elas adquirem a sua máxima força de expansão com o golpe vibrado na Câmara dos Lordes e consequente predomínio do espírito popular representado na Câmara dos Comuns, ao que acresceu o "Representation of the Public Act" (1918), completado pelo de 1928, assegurando às mulheres o direito de voto sem qualquer condição de inferioridade com relação aos homens.
O parlamentarismo inglês, de que constitui elemento forte de significação a eloquência dos tribunos, ao inverso do francês, se vai revelando sempre por um processo evolutivo de aperfeiçoamento, radicalmente divergente dos arremessos bruscos da política francesa.
Os ingleses, integrados na disciplina cultural dos exageros nervosos, têm outro entendimento do espírito de organização partidária.
Para eles, o regime parlamentar é incompatível com a multiplicidade dos partidos, pois a estabilidade do governo depende essencialmente de agremiações políticas que possam garantir a firmeza dos gabinetes; como consequência deste critério verifica-se a relativa fixidez dos ministérios ingleses, tão somente abalada pelo influxo das maiorias, na expansão necessária de renovamentos exigidos pelo espírito saneador da opinião pública.
Os franceses, ao contrário, com o sistema nervoso sempre abalado pela trepidação das comoções internas e externas que os tem acometido através dos séculos, senão também, pelo influxo filosófico de doutrinas dissolventes, seccionam-se em partidos múltiplos, e como resultado lhes tem surgido a vida efêmera dos gabinetes, com grave dano para a administração pública, a qual