A cidade de S.Paulo (estudos de geografia urbana) V.02

extensas ocupadas por estabelecimentos de ensino(64), Nota do Autor pela Santa Casa de Misericórdia, pelo cemitério, pela Repartição de Águas, etc. Relativamente ao Bom Retiro, as razões se assemelham: a presença de ruas predominantemente comerciais (Ruas José Paulino, dos Italianos, etc.), além de estabelecimentos de ensino(65), Nota do Autor Cadeia Pública, quartéis, Jardim da Luz e das várzeas do Tamanduateí e do Tietê.

No grupo dos de elevada densidade, superior a seis mil embora inferior a oito mil habitantes por quilômetros quadrados, incluem-se ainda subdistritos residenciais afastados do Centro, uns caracterizados por suas habitações de tipo médio e modesto (Ipiranga, Vila Maria, Pari, Perdizes, em parte), mas outros considerados dos mais finos da Capital (Jardim Paulista, Jardim América, maior parte das Perdizes). Em relação a alguns deles, preferidos pela classe média e pela classe operária, a densidade não é tão grande, como seria lícito esperar, em virtude das áreas extensas que ocupam, superiores a nove quilômetros quadrados; é o caso do Ipiranga, do Alto da Mooca e de Vila Mariana, sendo que, no primeiro, ainda contribui para tornar menor a densidade a presença de fábricas, de pátios ferroviários, do Museu, ruas comerciais, etc., a exemplo do que se dá com o Pari, que, embora menos extenso (6,5km²), apresenta 6.319 habitantes por quilômetros quadrados, em virtude das instalações da E. F. Santos-Jundiaí e da E. F. Sorocabana (antigo Tramway da Cantareira), dos grandes armazéns, fábricas, etc.

No grupo dos subdistritos de densidade média vamos encontrar os mais expressivos exemplos de bairros operários, se bem que a classe média também neles esteja largamente representada (como em Indianópolis, Alto da Lapa, Vila Madalena). A presença da população operária não contribui para a elevação da densidade demográfica em virtude das áreas relativamente extensas que muitos deles ocupam, fato que se vai repetindo, em proporções cada vez maiores, à medida que nos aproximamos da periferia de São Paulo e penetramos na

A cidade de S.Paulo (estudos de geografia urbana) V.02 - Página 236 - Thumb Visualização
Formato
Texto