A cidade de S.Paulo (estudos de geografia urbana) V.04

Lajeado Velho e ainda guarda, como relíquia de outros tempos, a capela de Santa Quitéria, reformada em 1855 e em torno de cuja origem existe curiosa lenda.

A Central do Brasil fez nascer, em redor da estação ali estabelecida em fins do século passado, um novo núcleo de povoamento, que a princípio deve ter sido bem modesto, pois suas ligações com o antigo núcleo continuaram a ser intensas; de outra forma não se poderia justificar o extenso trecho, calçado com lajes e paralelepípedos de granito, da estrada que se dirige para Lajeado Velho. Desse tempo seriam algumas construções existentes nas vizinhanças da estação.

[Ver ilustração no original] Legenda: O extraordinário crescimento de Guaianases (1930-55) - (Mapa elaborado por MARCOS ALEGRE).

Em época recente, teve início o loteamento dos terrenos localizados ao Sul da linha férrea. Cresceu, assim, o lugarejo ao longo da Estrada de ferro (a Rua da Estação), ao mesmo tempo que vieram a se formar a Vila Princesa Isabel e, mais além, a Vila Gianetti e a Vila Santa Cruz, separadas pelos vales de pequenos tributários da margem direita do Itaquera-Mirim e limitadas, a Oeste, pelo vale do rio Itaquera. Para os lados do Norte, na contravertente esquerda do Itaquera-Mirim e do outro lado da via férrea, a expansão foi muito

A cidade de S.Paulo (estudos de geografia urbana) V.04 - Página 180 - Thumb Visualização
Formato
Texto