a quem examine o assunto à base de mapas regionais, pode parecer que tais subúrbios constituam, ao redor da capital paulista, um anel industrial perfeito e ininterrupto. Nada mais errado.
Em alguns casos, de fato, a sucessão dos subúrbios industriais existe realmente e a continuidade é quase absoluta; é o que se dá com São Caetano do Sul e Santo André (que, até bem pouco tempo, constituíam um só município) e, menos caracteristicamente, com Santo André e São Bernardo do Campo. Outros subúrbios, no entanto, embora bem próximos - como acontece com São Miguel Paulista e Guarulhos guardam, entre si, sensível isolamento. E, finalmente, existem os que, isolados por suas funções dentro da área suburbana, maiores ligações possuem com a própria cidade de São Paulo - como se dá com Osasco e Santo Amaro.
A falta de comunicações fáceis e diretas entre alguns dos subúrbios industriais chega, às vezes, a ser absoluta, pela inexistência de vias de contato; basta mencionar o caso de Santo André e Guarulhos, o de Osasco e São Miguel Paulista ou, talvez mais expressivamente, por se acharem relativamente próximos, o de Santo Amaro e São Bernardo do Campo.
O fato é bem um atestado do rápido, espontâneo e desordenado crescimento do chamado "Grande São Paulo". Surgindo ao longo das vias de saída ou entrada da capital paulista, algumas vezes não passando de meros prolongamentos de bairros periféricos, os subúrbios industriais localizaram-se seguindo ou indo ao encontro dos tentáculos da metrópole em expansão. Daí a inexistência de interligações, que se constata tão frequentemente.
No que se refere à paisagem industrial propriamente dita, sentimo-la de maneira mais viva do que em relação aos bairros industriais. É que, nos subúrbios, o problema do espaço não apresenta as dificuldades e os entraves existentes na cidade de São Paulo; em consequência, predominam neles os grandes estabelecimentos industriais, as portentosas ossaturas de cimento e aço, muitas vezes coroadas por altas chaminés fumegantes. Basta percorrê-los para que sintamos a importância e a potência de seu parque industrial.