A cidade de S.Paulo (estudos de geografia urbana) V.04

de suas instalações, a empresa acabou criando, ao lado do velho núcleo em que ainda se respirava a atmosfera dos tempos coloniais, uma nova cidade, graças às "vilas" operárias a que deu nascimento (Vila Nitro-Química, Vila Americana). Surgiu, assim, a cidade-dupla de São Miguel - conforme a expressão de AROLDO DE AZEVEDO(6). Nota do Autor.

Em 1941, nas proximidades da estação de Comendador Ermelino, a poucos quilômetros de São Miguel Paulista, veio instalar-se a Fábrica Celosul, especializada no fabrico de papel celofane e pertencente às Indústrias Reunidas F. Matarazzo.

Ambas as localidades tem sua vida a girar em torno dessas importantes indústrias, embora outras também ali existam. Seu pequeno comércio urbano tem nelas e nos que nelas trabalham a principal razão de seu florescimento. Com uma população de apenas 1.400 habitantes ao findar o século XIX, com cerca de oito mil em 1940, o distrito de São Miguel Paulista destacou-se, em 1950, por conter quase 38 mil habitantes, alinhando-se entre as áreas de mais forte crescimento da região de São Paulo.

Guarulhos é sede do município de seu nome e, a exemplo de São Miguel Paulista, rejuvenesceu graças à indústria, após séculos de vida obscura. Concentra uma população urbana comparável à de São Miguel Paulista - pouco mais de 16 mil habitantes, em 1950 -, mas suas atividades industriais são bastante diferentes. Na verdade, o que bem distingue um de outro é, antes de tudo, o predomínio das pequenas indústrias, sobretudo a de cerâmica, de artefatos de couro, mecânicas, de fundição, de alimentação, etc. Dos 271 estabelecimentos industriais ali registrados em 1952, nada menos de 226 se incluíam na categoria das indústrias de transformação de minérios não-metálicos e nove dedicavam-se à fiação e tecelagem. De seus 3.375 operários, 823 trabalhavam na indústria têxtil.

Todavia, não se vê em Guarulhos o contraste que já foi acentuado em relação a São Miguel Paulista: a pequena cidade (cuja área urbana é bem maior que a antecedente) assemelha-se, por sua fisionomia, a inúmeros outros velhos centros urbanos do Estado, localizando-se as suas indústrias em pontos dispersos do aglomerado, ora tendo aproveitado terrenos baldios,

A cidade de S.Paulo (estudos de geografia urbana) V.04 - Página 24 - Thumb Visualização
Formato
Texto