não tanto pelas provas do processo, como pelas que elle mesmo produzio na ocasião de sua captura; porq.to, reduzindo-se aquellas aos depoimentos dos tres correos Lucas Dantas, Manoel Faustino, e Manoel de Santa Anna, o primeiro affirma, ter prezenciado em hum dos ultimos mezes do anno de 1797 tratar este R do levante, que já então lembrava e se ordia, servindo-se o mesmo p.a o indicar entre os circunstantes, d'uma parabola de certa pedra grande de ouro, p.a cuja extracção se precisavam muitos braços, explicando logo que a pedra de ouro era o levante, que por falta de gente, se não tinha posto já em execução, porem, q. havendo-a, era facil de conseguir; e o terceiro correo Manoel de S.ta Anna refere este facto na mesma conformidade, e diz tambê, que o prezenceara: accrescentando do. correo Lucas, q. o mesmo R. fora o q. iniciara e instruira o correo Manoel Faustino em materias sediciozas e revolucionarias, com tanto excesso, q. lhe fizera aprender de cór humas decimas a este mesmo assumpto, q. ambos sabião e repetirão no ato das preguntas, como se vê das deste corr. no numo. 88 e da acareação do outro correo com Fortunato da Veiga § segundo: e o segundo correo Manoel Faustino tambem affirmou ao principio, q. ouvira a este R. tractar do levante, se bem despois se restringio, dizendo, que só prezenceara os louvores, q. elle dera ao systema dos francezes, à vista do que, ainda sendo certo que a prova rezultante de tais depoimentos, ficasse muito debilitada com a retractação, q. o correo Lucas Dantas praticou afinal, da maior parte de suas declarações, entre as quaes se inclue a relativa a este R. que despois individualmente sustentou na acareação, inculcando, que o facto referido da parabola da pedra de ouro, o soubera da bocca do correo Manoel de Santa Anna, que fora o que lhe contara, elle porem se reforça, vigoriza, e aumenta (pelo que respeita às imputaçoens da segunda classe, q. lhe fazem carga) com a q.