O problema nacional brasileiro: introdução a um programa de organização nacional

imensa perda para a terra, e com o abatimento e a desmoralização do povo, o prolongamento, na vida mundial, da corrente de fenômenos que, havendo dado causa às guerras e revoluções do passado, provocarão daqui por diante, se não forem tolhidos, ainda maiores e mais desastrosos conflitos.

Sínteses do estudo sincero das nossas cousas, estas verdades devem servir de base a toda ação patriótica, fundada na única forma legítima do otimismo: o otimismo firmado na confiança e na esperança, que começa por apurar a verdade, para cumprir o dever de agir, não se contentando com se forrar, alimentando e propagando ilusões, da obrigação de advertir, de emendar, de melhorar.

Assim esgotando a terra, deixamos, também, de formar a nação. Abandonando a terra, e não cuidando da nação, abandonamos a Pátria, porque a Pátria é a terra, como hábitat, mas principalmente, para o sentimento e para a razão, a nação, isto é, a gente. Fora disto, a palavra pátria não exprime senão uma imagem supersticiosa — como as de qualquer culto fetichista — ou uma falsidade convencional.

O desenvolvimento destes trabalhos contém a melhor das lições de otimismo, conduzindo, depois

O problema nacional brasileiro: introdução a um programa de organização nacional - Página 41 - Thumb Visualização
Formato
Texto