convencer-se, que nosso sistema de governo é o mais conveniente ao estado do Brasil, e que eu sempre me esforço por cumprir e fazer cumprir a Constituição.
"Nunca me opus a graças dadas logo depois dos serviços, que só então ficam evidentes. Minha repugnância à concessão em outras circunstâncias, é porque procuro coibir que se concedam graças para vantagens partidárias.
"Sou partidário da completa liberdade de imprensa, pois é esta a melhor fonte de informações para mim, senão a única; porque não quero que se valham de minhas confidências e, sobretudo, que os Ministros julguem que eu desconfio da sua lealdade, em informarem de tudo o que eu deva saber, como monarca constitucional. Ouço a todos, porém não posso senão raras vezes valer-me disto, quando, pelo contrário, chamo a atenção dos Ministros e discuto com eles sobre o que a imprensa diz de importância(20) Nota do Autor. Não me escapam nem mesmo os jornais das Províncias, e leio todos os Relatórios ministeriais e presidenciais(21) Nota do Autor, assim como quaisquer outros publicados, ou que obtenho dos Ministros.
"Se vou aos concursos e outras provas literárias ou científicas, é para poder dar minha opinião, que às vezes não se adota, sobre as provas, assim como conhecer as habilitações individuais. Quantos Ministros tenho eu conhecido desde os colégios? O tempo que nisso gasto, assim como nas leituras de que falei, é para mim quase que mero cumprimento do dever, tendo eu tantas vezes outras leituras ou estudos que decerto preferiria por gosto.
"Se digo tudo isto, não é senão porque alguns não querem lembrar-se do modo por que fui educado e sempre tenho