muitíssimo maior de 320 mil, em 16 anos. Mas, pelo termo médio de vida do escravo, só terão de emancipar até 39 anos, ou ainda menos; termo médio de vida do escravo, o limite do maximum dos emancipados no primeiro ano será de 20 mil de 13, e o minimum de 10 mil de 30.
"Até 43, não se poderão emancipar mais de 20 mil, limite máximo por ano.
"Se o imposto for de 20 mil, esse limite será de 40 mil.
"Qual a porcentagem da mortalidade dos escravos, em cada ano? Qual a dos nascimentos?
"Até 1901, terão os nascidos antes da lei de 28 de setembro de 1871 os descendentes dos escravos das duas classes; termo médio mais de 30 anos de vida do escravo, extintos ou quase extintos.
"Não bastará emancipar pelo imposto, até essa época, quando muito 160 mil escravos? Isto é o mínimo dos emancipáveis pelo imposto de 10$000.
"A avaliação do senhor, entre o máximo e o mínimo, só fá-lo-ia ficar muito perto do mínimo de preço d'avaliação; também influiria totais muito maior (sic), relativamente na importância do imposto. Tem, contudo, vantagens, sobretudo se variassem os maxima e os mínima, conforme os tempos de deixar ao senhor a liberdade de comparar o valor do imposto ao do serviço do escravo.
"Poderia tomar a média dos maxima ascendente, que será igual a do descendente, e, portanto, à média das duas; porém o limite máximo das emancipações anuais seria sempre de "pouco mais de 20 mil", e o mínimo é de 160 mil.
"Cumpre lembrar que o número de escravos é de mais de um milhão, segundo a estatística existente(8) Nota do Autor, e também, pelo bom tratamento, em geral, dos escravos(9) Nota do Autor, talvez não seja