D. Pedro I e D.Pedro II – acréscimo às suas biografias

A 18 de novembro de 1846 agradeceu Ferdinand Denis a distinção recebida, como comprova a tradução da seguinte carta em francês guardada no mesmo Arquivo, embora não figure entre as transcritas pelo Professor Georges Raeders, em seu excelente trabalho dedicado a D. Pedro II e os Sábios Franceses (Rio, 1944):

"A Sua Majestade o Imperador do Brasil

"Sire

"Reconhecidíssimo pelo favor que prouve a Vossa Majestade conceder-me, ouso submeter às vossas luzes um novo trabalho de que sou autor, no qual esforcei-me por evocar as grandes ações de vossos antepassados(15) Nota do Autor.

"Sou, com profundo respeito, Sire, de Vossa Majestade

"O mais humilde e obedientíssimo Servidor

"Ferdinand Denis

"Cavaleiro das Ordens do Cruzeiro e da Legião de Honra. "Paris, 18 de novembro de 1846"(16) Nota do Autor.

A exoneração de Aureliano Coutinho da Presidência Fluminense

Muito já se tem escrito sobre a posição especial nos primeiros anos do efetivo Reinado de D. Pedro II ocupada por Aureliano de Sousa e Oliveira Coutinho, depois Visconde de Sepetiba. Nós mesmos já abordamos o assunto, ao traçar-lhe a biografia(17) Nota do Autor. Como, porém, no gênero não existe trabalho definitivo, aqui temos a acrescentar expressiva citação do Imperador, em favor daquele discutido político.

D. Pedro I e D.Pedro II – acréscimo às suas biografias - Página 289 - Thumb Visualização
Formato
Texto