D. Pedro I e D.Pedro II – acréscimo às suas biografias

Grã-cruz da Ordem da Rosa ao Vice-Almirante Grenfell

Entre os mais notáveis marinheiros estrangeiros que serviram ao Brasil, destaca-se John Pascoe Grenfell, nascido em 1800, a serviço do Império desde 1823, inclusive nas Guerras da Independência e contra as Províncias Unidas do Rio da Prata e a Confederação Argentina. Comandou, em 1845/46, a esquadrilha que levou D. Pedro II às Províncias do Sul. Em 1847 achava-se em Liverpool, acompanhando a construção do vapor de guerra "D. Afonso". Em 1851 comandou a esquadra brasileira que forçou a passagem de Tonelero, no Rio Paraná, na campanha contra o ditador argentino Rosas. Deve ter gostado daquele posto inglês, pois em 1852, já Vice-Almirante, foi nomeado Cônsul-Geral do Brasil na Inglaterra, com residência ali. Na mesma cidade faleceu em 1869, tendo atingido o posto de Almirante em 1862.

Quando resolveu mudar de situação, decidiu o Imperador D. Pedro II conceder-lhe a Grã-Cruz da Ordem da Rosa. É o que revela a seguinte carta de seu Arquivo, que, embora sem data, apurou-se ser de 1852 e dirigida ao então Visconde de Monte Alegre, Presidente do Conselho de Ministros e titular da pasta do Império:

"Sr. Visconde

"Duas palavras ainda, a respeito dos despachos: o Grenfell, que não tem o tratamento de Excelência, ao menos até agora, porque não sei se o novo posto lh'o confere(20) Nota do Autor, que dirá ser

D. Pedro I e D.Pedro II – acréscimo às suas biografias - Página 291 - Thumb Visualização
Formato
Texto