JUBILEU DE OURO
Américo Jacobina Lacombe completa 50 anos na direção da Casa de Rui Barbosa. A Companhia Editora Nacional dá início às comemorações, promovendo a publicação destes Ensaios Brasileiros de História, seleção de alguns trabalhos do mestre historiador. Com isto, presta justa homenagem ao seu grande colaborador e amigo, que há mais de 30 anos dirige a Coleção Brasiliana.
Fundador e professor emérito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, grande benemérito e presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, sócio efetivo da Academia Brasileira, onde ocupa a Cadeira número 19, de que é patrono Joaquim Caetano da Silva, oficial da Legião de Honra, entre tantos títulos e funções que exerceu no magistério e na sua atividade de homem de letras, em mais de meio século, Américo Lourenço Jacobina Lacombe se orgulha sobretudo de ter sido diretor da Casa de Rui Barbosa, desde 1939, e em seguida presidente da Fundação, criada em 1966, posto em que se mantém até a presente data. A esta função, junta a de diretor da Coleção Brasiliana, da Companhia Editora Nacional, a partir de 1957, em substituição a Fernando de Azevedo.
O erudito e sábio cultor da História do Brasil, que é Lacombe, tem-se empenhado assim no ensino e na divulgação da disciplina, que é a razão de sua vida, como educador e editor. É ele sem dúvida um dos mais conspícuos conhecedores da matéria. Na verdade, ninguém ousaria disputar-lhe o primeiro lugar entre os que se dedicam ao estudo da História do Brasil. Essa primazia é por todos reconhecida e proclamada. Não há o que não conheça do nosso passado. E sua