Calógeras

O ESTUDANTE

Calógeras, filho de Michel e Julia Ralli Calógeras, nasceu, aos 19 de junho de 1870, na cidade do Rio de Janeiro. Aprendeu a ler e a escrever aos quatro anos de idade. Não frequentou escolas e ginásios oficiais. Deveu a formidável cultura humanística, das maiores no Brasil, aos seus pais e avós, e a um luzidio corpo de professores particulares, notadamente alemães, que, em Petrópolis, se encarregaram da sua formação mental.

O seu preparo tornou-se tão sólido, que, aos 14 anos, faz no Colégio Pedro II, de uma só vez, os 13 preparatórios exigidos para a matrícula na severa e gloriosa Escola de Minas de Ouro Preto.

O seu arguidor em História Universal e do Brasil foi o inolvidável sábio Capistrano de Abreu, que impediu um dos examinadores, inimigo da família Calógeras, exercesse vingança reprovando o

Calógeras - Página 30 - Thumb Visualização
Formato
Texto