se os meios de transporte previstos desaparecessem inopinadamente, ou se o mineral se desvalorizasse de repente. Não são esses fatos anormais que constituem o fator acaso nos negócios de mineração; o que consideramos imprevisível são os empobrecimentos de minério no vieiro, o adelgaçamento e as perdas do vieiro. São os casos frequentes, em certos terrenos, como no da mineração de alguns filões auríferos, filões de grafita e de pegmatito. A avaliação torna-se difícil, pode-se dizer mesmo impossível, porque o mineral útil varia de proporção numa escala enorme. Para se ter dados próximos da realidade, tornam-se necessárias tantas sondagens e tomadas de amostras tão numerosas, que o serviço de prospecção fica por um preço proibitivo.
Quando se trata de jazidas dum grande vulto, o serviço se justifica, mas quando são depósitos relativamente pequenos, a prospecção ascende a uma tal proporção do valor total, que deixa de ser aconselhável.
Aí está o caso do jogo.
A jazida não interessa às grandes corporações industriais, e vai cair nas mãos dos aventureiros que procuram levantar dinheiro de pequenos capitalistas para a exploração sem prospecção.
Joga-se com a sorte.