A ordem privada e a organização nacional – Contribuição à sociologia política brasileira

CAPÍTULO I

Portugal - antecedente brasileiro. A organização da sociedade política portuguesa. Traços de sua história. A índole do processo político português. O Estado Nacional em Portugal. O português - homem privado. Determinantes históricas. Atualidades político-jurídicas. Resultantes para o caso brasileiro.

Por mais surpreendentes que fossem as condições do meio americano à sociedade que se veio fundar no Brasil, por iniciativa dos portugueses, e por mais novos e originais que viessem a ser os processos de acomodação a que teve ela de se submeter, é fora de dúvida que a história do Brasil, com a interpretação consequente de sua organização social, deve começar antes do descobrimento. Os elementos sociais e os agentes humanos que a formam, ainda que modificados de logo, determinam e continuam no país, que se vai constituir, um desdobramento de origem, como imprimem a essa sociedade a índole e a essência da organização donde provêm e se deslocam.

A ordem privada e a organização nacional – Contribuição à sociologia política brasileira  - Página 11 - Thumb Visualização
Formato
Texto