"Sou casado com Dona Helena Augusta da Gama que, ao tempo de nosso casamento era viúva em primeiras núpcias de Robert Wallace MacFarlane, médico, tendo desse consórcio dois filhos - Ignacio Wallace da Gama e Dona Maria Carolina da Gama, e ambos tomaram meu nome de família (que é Cochrane)",
Surgiram, pois, os que aqui chamamos de MACFARLANE-COCHRANE. Pelo sangue, são Nogueira da Gama MacFarlane; mas adotaram, com justificada razão, o nome de família do padrasto e, como Gama Cochrane, constituíram família e se perpetuaram através de numerosos descendentes.
Com efeito, desse ramo originaram-se duas famílias: os BARBOSA COCHRANE e OS COCHRANE DE ARAUJO GONDIM.
O Dr. Ignacio Wallace da Gama Cochrane (1836-1912), engenheiro e parlamentar do Império, casou-se com Dona Maria Luiza Vieira Barbosa, filha de José Antonio Vieira Barbosa e de sua prima Dona Maria Luiza Vieira Barbosa. Desse casamento resultou a família BARBOSA COCHRANE, constituída por 12 filhos, dos quais cinco constituíram novas famílias: os Gondim Cochrane, os Cochrane Simonsen, os Cochrane Suplicy, os Cochrane de Azevedo e os Gonçalves Cochrane.
[Ver ilustração no original]