famílias: os Araujo Gondim Cochrane, os Cochrane Simonsen, os Cochrane Suplicy, os Cochrane de Azevedo e os Gonçalves Cochrane.
Quis o destino que fossemos os depositários de abundante documentação sobre sua grande vida: diplomas, relatórios, discursos, cadernos íntimos, fotografias dele e dos de sua família. Embora não o tivéssemos conhecido, pudemos reunir uma série valiosíssima de depoimentos de descendentes seus - o que nos permitiu tentar um retrato de sua personalidade na intimidade do lar.
O Dr. Ignacio Cochrane foi um homem íntegro, na mais exata acepção do termo. Na vida pública, como na vida particular. No campo da Engenharia, carreira que abraçou com sempre renovado entusiasmo, ou no terreno da Política, onde galgou importantes postos eletivos - Vereador Municipal, Deputado Provincial, Deputado Geral. No lar, foi o chefe inconteste de verdadeiro clã.
Bem sabemos que nos dias que correm reina uma inexplicável inversão de valores; e, sem nenhuma dúvida, maior interesse despertam as vidas em que a aventura ou o sexo, as tramoias bem urdidas e os golpes de audácia estejam presentes, com sua dose de malícia e seu desafio aos padrões morais que a tradição nos legou. Não receamos, porém, enfrentar essa onda de negação dos valores reais, de desinteresse pelo que é limpo e de exaltação do que, embora sendo humano, é baixo e vulgar.
Não procuramos realizar nenhum panegírico e tudo fizemos por não nos deixar conduzir pela afetividade, já que descendemos do Dr. Ignacio Cochrane. Limitamo-nos rigorosamente aos fatos; utilizamos o material que nos foi possível recolher, o juízo de seus contemporâneos e o depoimento daqueles que o conheceram na intimidade. Reconhecemos que, por muitas vezes, excedemo-nos nas transcrições. Se assim o fizemos foi para documentar afirmações nossas, suscetíveis de serem postas em dúvida.
Embora sem pretender realizar um estudo genealógico, acabamos por fornecer as bases para o melhor conhecimento de uma só e numerosa família brasileira - os Cochrane do