cercado de guardas, encerrado e sem comunicação dentro da Casa do Governo, achando-se, por consequência acephala a Provincia; cabendo-me em circunstâncias taes assumir o Governo na qualidade de 1.° Vice-presidente escolhido por Decreto Imperial e já juramentado, assim o tenho feito, conservando-me nesta villa, que tenho designado séde interina do Governo, até que me conste haver deposto as armas a força que ahi se acha reunida, e posto em estado de liberdade o Presidente demittido, sem o que não julgo de minha dignidade recolher-me a essa Capital: o que communico para sua intelligencia e devida publicidade. Deus guarde a Vmcês - Palacio do Governo das Alagôas na Villa de Maceió, 30 de Outubro de 1839. - João Lins Vieira Cansanção de Sinimbú - Snrs. Presidente e Vereadores da Camara Municipal das Alagôas".
Enquanto assim agia, decidido e rápido, o Governo de Maceió, o das Alagoas vacilava.
José Tavares Bastos pede à Câmara Municipal que convide o primeiro vice-presidente a assumir o poder na Capital, e ao mesmo passo dirige-se ao rival intransigente, dando-lhe conhecimento de seus pacíficos propósitos.
É enviada uma delegação a Maceió, a fim de expor a Sinimbú a situação e cientificá-lo da resolução da Câmara. José Tavares Bastos escreve, então, uma carta em caráter particular a Sinimbú, em tom cordial, apesar das queixas que denuncia, fazendo-a acompanhar