Gênese social da gente bandeirante

JOÃO RAMALHO E SUA DESCENDÊNCIA

Povoador principal do altiplano de Piratininga, João Ramalho deixou larga descendência disseminada hoje pelo imenso território brasileiro. Foi o primeiro bandeirante. E por isso "o bandeirantismo paulista apresenta desde os primeiros anos determinantes muito menos fantasiosas, características que lhe parecem ter, sido impostas pelo gênio do patriarca europeu da gente de São Paulo esse semi-misterioso JOÃO RAMALHO DE QUEM PROCEDEM HOJE CENTENAS DE MILHARES, SENÃO ALGUNS MILHÕES DE BRASILEIROS, E A QUEM TAMBÉM ME UFANO DE CONTAR ENTRE OS MEUS AVÓS", afirma o Dr. Afonso d'E. Taunay, mestre de nós todos.

Esse patriarca dos Bandeirantes viera dos arredores de Coimbra. Instala-se nos campos de Piratininga, onde funda o primeiro núcleo social serra acima, que foi o primeiro do hinterland brasileiro. Fronteiro da civilização à fímbria da selva, entre os bárbaros, João Ramalho "edificava sobre as sólidas mas lentas bases da agricultura e da pecuária". a Casa dos Bandeirantes. (Afonso d'E. Taunay, Uma fase do bandeirantismo). E vinculado à terra acolhedora e amável, os homens reunidos em torno do patriarca se iam afazendando.

De João Ramalho irradiaram os primeiros mamelucos do planalto, os primeiros brasileiros de São Paulo. Espalhados pelo sertão brasílico, desbravadores

Gênese social da gente bandeirante - Página 231 - Thumb Visualização
Formato
Texto