Os grandes lagos, e, em menor escala, o Mississipi e os seus maiores tributários fornecem transporte baratíssimo.
Mas, a maior vantagem da grande zona quanto a este assunto, está na vasta planura da sua superfície, o que torna fácil construir e manter estradas de ferro."
Evidentemente, nós não temos no Brasil, na sua área já ocupada e explorada, nada que se pareça com esse "abençoado torrão"; ainda que contrariemos com esta afirmação, os Gandavos, os Rocha Pita, os frei Vicente do Salvador, os Pereira da Silva e outros, êmulos de Sir Walter Raleigh, criadores de fantasias e afamados declamadores das grandezas e opulências de nossa terra, e criadores de "serras resplandecentes", de inexistentes "El-Dorados" e descobridores das esmeraldas...
Outra cousa senão a aridez da nossa terra, o seu empobrecimento rápido, a inclemência de nosso clima para o europeu não aclimatado, a existência dos parasitas cuja vida o nosso clima favorece, a superfície irregular e montanhosa, a dificuldade de existência num ambiente pobre e sáfaro, que justifica ainda permanecermos quase no litoral, como que ainda extasiados ante os empecilhos que se nos deparam nos espigões, chapadões e florestas, sem penetrar o âmago da Terra Brasileira.
Ainda, tudo mais contribuía para que, além dos ingleses, outros povos da Europa auxiliassem a colonização da América do Norte.
Logo no seu início os holandeses procuravam o vale do Hudson, os alemães foram para a Pensilvânia, os suecos rumaram para as margens do