O negro no Rio de Janeiro: relações de raças numa sociedade em mudança

grupos de cor - Influência da composição étnica dos empregados domésticos sobre o padrão ecológico - O problema das favelas do ponto de vista das relações de raças - Significação sociológica dos dados apresentados.

Capítulo V - Situação Cultural - 146

Diferença de nível cultural e de oportunidades educacionais entre os grupos étnicos no Rio de Janeiro - Alfabetização, graus de instrução e conclusões de cursos - Correlações entre a estratificação social, a situação educacional e as taxas de delinquência - A participação dos grupos de cor na formação da população penitenciária - Significação sociológica dos dados apresentados.

Capítulo VI - Atitudes, estereótipos e relações de raças - 170

Conceito de atitude e de estereótipo - Sua formação e função no mecanismo das relações de raças - Nossos inquéritos e a análise de seus resultados - O problema da mestiçagem e a diversa incidência de estereótipos sobre negros e mulatos - Significação sociológica dos dados apresentados.

PARTE TERCEIRA - MOVIMENTOS SOCIAIS

Capítulo VII - Associações tradicionais - 229

Importância do estudo do movimento associativo - Classificação das associações e sua caracterização - Macumba - Escolas de samba - Irmandade - Associações "negras" e associações "populares": confusão frequente de conceitos - Sua significação sociológica.

Capítulo VIII - Associações de novo tipo - 259

Movimentos associativos da elite negra - Antigas e novas elites: sua caracterização e o problema da definição de seu papel - As mudanças de estrutura social e o aparecimento das novas associações - Organização, programas e atividades - Formulações ideológicas - Significação sociológica do problema estudado.

O negro no Rio de Janeiro: relações de raças numa sociedade em mudança - Página 14 - Thumb Visualização
Formato
Texto