estadista, moldado no solo americano: Mauricio de Nassau. Diretrizes da política (a tolerância religiosa, a policultura, etc.).
* * *
É esse o plano que orienta esta obra. Além da bibliografia geral sobre a colonização holandesa do Brasil, cada capítulo será seguido de um aparato bibliográfico sobre o assunto versado.
Pela primeira vez se tenta o mais exaustivo ensaio bibliográfico sobre esse capítulo de nossa história. Até então a bibliografia da obra de Wätjen era tida como a mais completa. Coube, entretanto, a um dos autores deste ensaio, José Honório Rodrigues, desenvolvê-la e completá-la.
Justamente por isso acreditamos apresentar aos estudiosos e aos eruditos um ensaio não só original na sua estrutura como utilíssimo na indicação das fontes.(1)Nota do Autor
Convém salientar, ainda, que o feitio deste ensaio é contrário à atitude profundamente lateral dos que tomam por base a biografia, tão em moda entre os historiadores romancistas dos nossos dias ou a vida administrativa, tão do gosto dos antigos historiógrafos.
Procuramos, ao contrário, reconstituir o ambiente histórico-social, estudando as condições econômicas determinantes, os elementos raciais, culturais e linguísticos que concorreram para definir o referido momento histórico.