I
A IDADE DE GONZAGA
Augusto de Lima Júnior reproduz, no seu livro O Amor Infeliz de Marília de Dirceu, 2ª edição, uma prova indiscutível da idade de Gonzaga. É o fac-simile da certidão de batismo do famoso poeta, constante do Livro de Registro Paroquial da Freguesia de S. Pedro de Miragaia, fls. 4. Diz assim:
"Tomás, filho legítimo do Licenciado João Bernardo Gonzaga, e de Dona Tomásia Isabel Gonzaga moradores na Rua dos Cobertos desta freguesia nasceu a onze de Agosto de mil e setecentos e quarenta e quatro é foi por mim batizado a dous de Setembro do mesmo ano; sendo padrinhos o Reverendo Domingos Teixeira de Abreu digo Domingos Ferreira de Abreu assistente na cidade de Lisboa tocou por êle com procuração o Reverendo Licenciado Antonio de Deus Campos Cônego Magistral da Sé desta Cidade e tocou tambem o menino o Doutor Desembargador desta Relação João Barroso Pereira assistente na Rua dos Ferradores da freguesia de Santo Ildefonso Subúrbio desta Cidade foram testemunhas as abaixo comigo assinadas desta mesma freguesia, e por verdade fiz este apenso, que assinei. Era ut supra. O Abade Manuel da Cruz." (Seguem-se as assinaturas das testemunhas).
Este documento, a que fizera menção Pereira da Silva, e Lindolfo Gomes, por notícia de Pereira Sampaio (Bruno), tem uma emenda na palavra "onze", que parece ter sido posta por outra pessoa que não o vigário da paróquia.