Regiões e paisagens do Brasil

Frontin. Um verdadeiro feixe de estradas que procedem de regiões bastante afastadas e que se reúnem nessa grande "radial" paulistana.

As diversas linhas de ônibus que servem Guarulhos, São Miguel, Vila Esperança e Vila Matilde despejam seus passageiros num só "funil", que é a Avenida Celso Garcia. Através dela, linhas de ônibus e de bondes vão alcançar a metrópole, num tráfego intenso e ininterrupto.

A seu lado, correndo-lhe paralelamente, os trilhos da Estrada de Ferro Central do Brasil constituem outra importante via de comunicações para a região. Ao alcançar a baixada do Aricanduva, a via férrea faz sua conhecida bifurcação: a Linha Tronco prossegue rumo a leste, servindo às "vilas" meridionais através das estações de Carlos de Campos e Vila Matilde; a Variante dirige-se para o norte e, depois, para NE, atravessando uma região pouco habitada, por estar próxima à várzea do Tietê e contendo as estações de Engenheiro Trindade e Engenheiro Goulart. A Linha Tronco, por ser bem mais antiga, exerceu influência maior sobre o povoamento; a Variante, embora houvesse ocasionado a organização de algumas "vilas", logo depois de projetada, não representa quase nenhum papel, nesse particular.

O eixo Celso Garcia-Rodovia São Paulo-Rio e a linha tronco da Central do Brasil constituem os dois caminhos naturais que se abrem para a expansão da metrópole, em direção ao nascente. Em torno deles, por isso mesmo, vai-se processando essa marcha avassaladora, cujos limites hoje estão em Vila Marieta e Vila Guilhermina, mas amanhã poderão ser encontrados na região de São Miguel ou de Itaquera.

Regiões e paisagens do Brasil - Página 190 - Thumb Visualização
Formato
Texto